Projeto de Lei Aprovado Pela Alepa Propõe a Abertura da Pesca Como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

0

Projeto de Lei aprovado pela Alepa propõe a Abertura da Pesca como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.

Limoeiro do Ajuru está em festa. Começou na manhã da última sexta-feira, 01 de março, a Abertura da Pesca do Mapará no município, uma festividade tradicional, onde todos os anos as comunidades se reúnem em um momento memorável de cultura, e tão logo passará a ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.

O Deputado Bordalo apresentou um Projeto de Lei (PL) Nº 26/201 que reconhece a relevância do evento no Pará, como bem imaterial. O PL foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e agora segue para ser sancionado pelo Governador do Estado.
Vale destacar a abertura da pesca como parte dos elementos fundamentais, que exaltam a identidade limoeirense, e no dia 01°. de março a maioria da população se volta para a cultura do peixe ceando o mapará.

Para combater a pesca predatória do Mapará os pescadores criaram regras chamadas de “Acordos de Pesca” o que garante o período de defeso de quatro meses antes do evento. Após esse período, entre os meses de novembro e fevereiro, a pesca é autorizada e um grande movimento cultural ocorre na região atraindo milhares de pessoas entre pescadores, moradores e visitantes, além de gerar renda para a população local

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade