Prefeito de Limoeiro do Ajuru e Coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá discutem ações integrada

Fortalecimento do Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru, com novos e mais cursos, processos de formação para a Secretaria de Educação do município, ações de extensão, com atividades de regularização fundiária, georreferenciamento do território municipal, turismo, agricultura, com atividades laboratoriais de análise de solo e na área de engenharia sanitária, dentre outras temáticas, foram pautas tratadas em reunião do Prefeito de Limoeiro do Ajuru Alcides Abreu Barra e a Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, coordenadora eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, para o quadriênio 2021-2025.

A reunião ocorreu no dia 28 de maio de 2021, pela manhã, na sede do Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru, com a mediação do Prof. Doriedson Rodrigues, coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, que realiza o processo de transição.

Na reunião, também se discutiu a possibilidade de o município funcionar como território para estágios na área da saúde, além estágios na área de educação, conforme Termo de Cooperação e de Estágios que estão sendo analisados pelo gestor municipal, a partir de encaminhamentos da coordenação do campus. Houve também a proposição de atividades de extensão voltadas para a economia solidária e mercados informais, além de assessorias na área de comunicação.

Para a coordenação eleita do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, “o diálogo e a parceria com o gestor de Limoeiro do Ajuru fortalecem ainda mais as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Campus Universitário do Tocantins junto ao Polo do município. Precisamos manter atado o laço que existe há mais de uma década entre a prefeitura e a UFPA, pois dele depende a manutenção dos cursos, dos projetos e programas ofertados pelo CUNTINS”.

A presença da UFPA em Limoeiro do Ajuru, a partir do Campus Universitário do Tocantins/Cametá, é também destaque para a coordenação local do Polo, que se constitui com um corpo técnico formado no próprio município e engajada na gestão. Para Professora Ibenise Valente, coordenadora local do Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru, “Esperamos poder contar cada vez mais com a gestão local para que possamos fortalecer cada vez mais a presença da UFPA na região”.

A Coordenação Local do Polo, na pessoa da Professora Ibenise Valente, destacou ainda a importância da parceria entre coordenação e gestão municipal, buscando sempre garantir condições para o bom funcionamento e desenvolvimento do Polo: “Fui aluna da primeira turma de Letras Língua Portuguesa 2011, ofertada para este Polo e hoje é uma satisfação estar na coordenação, tendo a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento deste, pelo qual, através da interiorização do ensino superior, foi possível me formar a professora que hoje sou, contribuindo consequentemente para a Educação do meu Munícipio”.

O Prefeito Alcides Abreu Barra salientou a importância em manter sempre presente no município a Universidade Federal do Pará, oportunizando Educação de qualidade para os povos do interior, destacando ainda que esta Universidade pode muito além da formação acadêmica, em parceria com a gestão, contribuir com o município com outros serviços como por exemplo a análise da qualidade do solo das terras do município, a possibilidade de estágios na área da saúde, além estágios na área de educação. “Manter parceria com a UFPA é necessário porque é uma universidade que não fica em âmbito fechado, ela sai e se envolve com a comunidade e a figura da universidade no processo de âmbito social é de fundamental importância e a nossa parceria tem que ser mantida”, destacou o Prefeito Alcides Barra.

A Secretária de Educação de Limoeiro do Ajuru, Profª. Raelma Pinheiro, expôs que são necessários parceria e trabalho coletivo, colocando a disponibilidade e vontade da equipe da SEMED em estar junto no sentido de proporcionar cada vez mais a qualidade educacional. “Queremos a parceria principalmente na qualificação dos professores e que o acesso à formação chegue às escolas ribeirinhas, de onde eu sou fruto; temos necessidade de formação tecnológica e contamos com a UFPA”.

A Diretora de Ensino, Profª Neilza Castro, enfatizou também a importância da formação que a secretária solicitou e fez memória do processo que foi para o polo universitário ser implantado no município de Limoeiro e a alegria de, hoje, muitos profissionais estarem atuando em sala de aula, sendo formados em sua localidade: “Muito gratificante ver alunos da turma de Letras, Pedagogia, Ciências Naturais e de outros importantes cursos formados; e hoje estão atuando em prol da Educação do nosso município”, salientou Profa. Neilza Castro.

A Coordenação do Campus, Prof. Doriedson Rodrigues, destacou que os Polos Universitários, como o de Limoeiro do Ajuru, são uma conquista do Baixo Tocantins, a partir do importante apoio das Prefeituras locais, o que permite que um conjunto de jovens e adultos tenham acesso ao ensino superior, além de se estar construindo condições para o surgimento de uma nova Universidade no Pará, a Universidade Federal da Amazônia Tocantina, sendo que os atuais polos universitários podem vir a se constituírem futuros campi universitários, com pesquisa, ensino e extensão mais intensos ainda.

Estiveram presentes, na reunião, o Prefeito de Limoeiro do Ajuru, Senhor Alcides Abreu Barra, a Coordenadora Eleita do Campus, Profa. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares, o Coordenador do Campus, Prof. Doriedson Rodrigues, assim como a Coordenadora do Polo Universitário de Limoeiro do Ajuru, Profa. Ibenise Valente, o Coordenador Adjunto do Polo, Prof. Tiago Balieiro, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Raelma Pinheiro, a Diretora de Ensino, Profa. Neilza Castro, o Responsável Técnico de Sistema, prof. Cleiton Clóvis de Castro, e o Diretor de Departamento do Conselho Escolar, prof. Anselmo Damasceno.