Este ano completamos 22 anos desde que a sociedade civil em defesa dos direitos das crianças e adolescentes instituiu o dia 18 de Maio como um dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e de promoção de atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual na vida de meninas e meninos.
É importante lembrar que a data de 18 de maio não foi escolhida aleatoriamente, ela dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de 8 anos, no Espirito Santo foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime ficou impune.
O CMDCA em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Paroquia Imaculada Conceição, realizou no decorrer do mês de maio ações integradas pela zona rural do nosso município levando diversos profissionais para chamar a atenção da sociedade em geral sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, assim como as causas e consequências que esse ato pode trazer e, hoje pela manhã culminou em uma caminhada pelas ruas de nossa cidade, um movimento cheio de representatividade,que reuniu centenas de crianças e adolescentes além da sociedade em geral que marcou o dia de luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, 18 de maio, unidos em um só propósito, não podemos ser omissos, proteger nossas crianças e adolescentes é dever de todos denuncie qualquer tipo de abuso, disque 100! A Secretaria de Assistência Social abraça essa causa e está ativa o ano todo para combater qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. #JuntosSomosMaisFortes
Essas ações quer sensibilizar a sociedade da violência que as crianças e adolescentes vêm sofrendo. Ressaltamos a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.
Caso você suspeite de que alguma criança ou adolescente esteja enfrentando qualquer tipo de violência, DENUNCIE, no DISQUE 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados.
18 De Maio: Dia Nacional De Combate Ao Abuso E Exploração Sexual De Crianças E Adolescentes
0
Compartilhar: