Trabalhadoras Rurais São Destaques na Venda da Produção Agrícola na Feira da Agricultura

“Isso aqui foi uma benção que Deus nos deu, porque antigamente a gente saía vendendo pelas casas, aí nem vendia e graças a Deus melhorou muito pra nós, muito mesmo! Antigamente era no chão, agora não, a gente já tem coberta, tem banco, tem banca”. Disse dona Maria S. Rodrigues, residente na BR 422, região rural do Município de Limoeiro do Ajuru, vendedora na Feira da Agricultura Familiar.

A Feira que funciona as segundas, quartas e sextas vem sendo um dos locais de movimento da economia em Limoeiro. É o “ponto” onde os agricultores e as agricultoras expõem seus produtos tradicionais como frutas, verduras e hortaliças, além de tapiocas, farinha d’água, polpa de frutas, maniçoba, tucupi, urucum entre outros.
As mulheres são as referências e destaques no desenvolvimento dessa atividade. Cheias de histórias e boas energias expressam com satisfação o valor de serem provedoras do lar. “Eu e meu marido trabalha junto, mas na hora de vender eu venho e ele fica cuidando das coisas da roça e da casa. Gosto de fazer este trabalho aqui e tem dado certo, daqui a gente tira um ganho para ajudar nas despesas da família”. Afirmou Sara, residente na BR 422 Km 17.

Segundo dona Domingas Barbosa Duarte, 77, ela corda cedo e se prepara para aguardar o transporte enviado pela Secretaria Municipal de Agricultura, a qual se encarrega da condução dos trabalhadores com seus respectivos produtos. A agricultora enfatizou o prazer de ir fazer suas vendas na Feira: “eu sempre gostei de trabalhar e eu não quero desprezar ainda, eu ainda vendo meus doces, meu café, meu bolo de macaxeira, pra mim ainda não tá acabado o tempo, graças a Deus!”. Expressou com alegria Domingas Barbosa.

Além de sentirem orgulho por serem empreendedoras econômicas, sabem que seus produtos têm preferência no mercado por serem de origem natural. “São produtos da terra e da hora, é o tucumã, o bacuri, a macaxeira, piquiá, tudo natural”, afirmou uma das vendedoras.

Um dos compradores de origem limoeirense, Sr Mauri mais conhecido como Paduca, declarou com orgulho, após realizar a compra de frutas. “Nós temos que dar valor àquilo que é nosso”. Disse Sr. Paduca com satisfação.

No ano de 2017 a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Ajuru reestruturou a Feira dando mais condições de trabalho aos feirantes. Colocou cobertura, mesas e bancos para a comodidade dos trabalhadores. Neste ano de 2018, a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura continuará dando total apoio aos trabalhadores rurais de Limoeiro do Ajuru.

#PrefeituradeLimoeirodoAjuru
#SecretariaMunicipaldeAgricultura