Comunidades Rurais de Limoeiro do Ajuru Estão na Lista de Prioridades do Salta-z

Em audiência com o Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Sr. Geovani P. Aguiar, ocorrida em 08 de janeiro na sede da Funasa Estadual, em Belém-PA, o Prefeito Municipal de Limoeiro do Ajuru, Sr. Carlos Ernesto Nunes da Silva, solicitou a instalação do Salta-Z em comunidades rurais de Limoeiro.

O Salta -Z é um Sistema de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), que visa tratar água superficial ou subterrânea de pequenas comunidades sem acesso a água tratada, aplicando tecnologia de forma simplificada, com baixo custo e fácil aplicação, utilizando filtros dosadores de construção e montagem artesanal com resultados compatíveis com as exigências da Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

Segundo o Prefeito Carlos Ernesto, é necessário que o Município disponha de um serviço de água potável para atender a população do interior.

De acordo com relatos de moradores de regiões ribeirinhas deste Município, os mesmos vêm enfrentando sérios problemas de saúde provenientes da ausência da potabilidade da água.

Em visita realizada pelo Prefeito Carlos Ernesto, juntamente com um representante técnico do Projeto, à localidade de Araraim ficou constatado que esta é uma das comunidades mais afetadas com casos de Hepatite A, e onde alguns pacientes foram a óbitos, segundo informaram moradores locais.

Além da Ilha Araraim, o Prefeito visitou a Ilha Terê e Alto Anajás com a finalidade de discutir, junto à comunidade, a implantação do Sistema Alternativo de Tratamento de Água – Salta-Z, na zona rural. O Prefeito disse ainda que está programando visita a outras localidades, com o mesmo objetivo de discutir e viabilizar o Sistema de água nesses interiores.

#Prefeituradelimoeirodoajuru
#Otrabalhoéagora