Abastecimento de Água Potável às Populações Ribeirinhas: Um Sonho Possível

Desde que a barragem de Tucuruí foi construída, em meados dos anos de 1980, do século passado, que a população ribeirinha dos municípios jusantes, viram as águas de seus rios se modificarem aos poucos, até ficarem completamente inadequadas para consumo.

A população então, já com tantas dificuldades financeiras, passou a ter mais um item de consumo em suas contas: o garrafão de água mineral! Não sendo possível comprar água mineral para todos os fins, multiplicaram-se no município os casos de doenças transmitidas pelo consumo de água contaminada, registrando-se, inclusive, casos de óbitos por essa razão.

A atual gestão, sempre comprometida com as pessoas, desde o início lançou um olhar de preocupação para essa situação e foi em busca de parcerias, para começar um projeto de abastecimento de água potável para as populações ribeirinhas do nosso município.

E, de pronto, conseguiu junto à FUNASA!

Projeto SALTA-Z!!!!
O Salta -Z é um Sistema de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), que visa tratar água superficial ou subterrânea de pequenas comunidades sem acesso a água tratada, aplicando tecnologia de forma simplificada, com baixo custo e fácil aplicação, utilizando filtros dosadores de construção e montagem artesanal com resultados compatíveis com as exigências da Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde.

De imediato, foram liberadas 15 estações de tratamento, que foram construídas no município, em parceria também com as comunidades. Uma equipe técnica da FUNASA acompanhou todo o processo de instalação e aferimento da qualidade da água.

Isso é só o começo!!!
O objetivo da gestão é conseguir mais estações de tratamento como as que já foram instaladas, além de buscar outras parcerias que possam viabilizar sistemas alternativos de abastecimento de água potável em todo o município de Limoeiro do Ajuru.

É a Prefeitura de Limoeiro do Ajuru fazendo mais e melhor por você!!!!
#PrefeituradeLimoeiro
#Fazmaisemelhorporvocê