A campanha “Fevereiro Laranja” faz o alerta para a leucemia, na ESF. Japiim Grande
A Estratégia Saúde da Família (ESF), de Japiim Grande realizou na última terça-feira (19), a campanha “Fevereiro Laranja”, mês de combate à leucemia.
A leucemia é um tipo de câncer sanguíneo, que pode acometer desde crianças até idosos. A principal característica da doença é o acúmulo de células doentes na medula óssea, onde o sangue é produzido, que substituem as células sanguíneas normais e, por isso, acabam afetando a defesa do organismo.
De acordo com a médica Mônica Coelho, que atende na ESF Japiim Grande, a ação realizada com os usuários dessa ESF, é mais uma iniciativa essencial em defesa da saúde. A médica externou, também, o quanto as palestras com as orientações foram fundamentais, além dos vídeos que mostraram sinais e sintomas da doença.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é válido ressaltar que, as estimativas de novos casos de leucemia no Brasil são de 10.800, sendo 5. 940 homens e 4.860 mulheres (2018 INCA).
O mesmo Instituto destaca, ainda, como prevenir-se, e uma forma eficaz de combater a doença é o diagnóstico precoce, por meio da realização de exames anuais, em especial o hemograma